Cultura de tolerância e de paz

  • Post Category:Paz
  • Post Comments:0 Comments

Esta breve intervenção incide num artigo que o jornalista Carlos Reis publicou na revista «Além-Mar» (edição de Novembro de 2020) e que também atende à nossa percepção de um «mundo plural, em que a tolerância apela à harmonia na diferença e ao dever de ordem ética». Assim, recuperamos alguns excertos do mesmo artigo:

Fomentada pelo conhecimento, abertura de espírito, comunicação e pela liberdade de pensamento, de consciência e de crença, a tolerância contribui para substituir uma cultura de guerra por uma cultura de paz. (…)

Num mundo marcado pelo extremismo, fanatismo e ódio, a tolerância é mais do que nunca, uma virtude essencial. (…) «A tolerância é mais do que ter um posicionamento inactivo ou permanecer insensível às diferenças entre homens e mulheres, culturas e crenças. É um estado de mente, uma consciência e uma exigência», define Audrey Azoulay, directora-geral da UNESCO.

Para a ONU, «comprometida com a promoção do entendimento entre culturas e povos, a atitude da tolerância é mais importante do que nunca, pois o mundo vive uma era de extremismo crescente e violento e conflitos cada vez mais amplos, caracterizados por um desrespeito fundamental à vida humana». (…)

Todas as culturas são diferentes, mas a Humanidade é uma comunidade única, que partilha valores, um passado e um futuro. A diferença fortalece todas as sociedades, a criatividade e a inovação. Todos procuramos igualmente o respeito pelos direitos e pela dignidade. (…) A diversidade cultural e o património da Humanidade devem ser defendidos de pilhagens e ataques; e o extremismo violento prevenido por meio da educação, da liberdade de expressão e da literacia mediática, para capacitar todos os cidadãos.

Na Década Internacional para a Aproximação das Culturas 2013-2022, promovida pela UNESCO, o estímulo ao diálogo intercultural tem como objectivo o «reforço dos valores, das instituições, e das habilidades para promover a PAZ».

(…) Nenhuma qualidade humana é mais intolerável do que a intolerância.

                                                                                                                                               Urtélia Silva (25 de Fevereiro de 2021)

…………………………………

LIGAÇÕES A CONSULTAR: 

https://www.combonianos.pt/alem-mar/video/2/43/destaques-da-alem-mar-de-novembro-de-2020/
https://www.combonianos.pt/alem-mar/artigos/pesquisa/?q=Cultura+de+Toler%C3%A2ncia+e+Paz

Deixe um comentário