4 de Fevereiro: Dia Internacional da Fraternidade Humana

  • Post Category:Paz
  • Post Comments:0 Comments

A 21 de Dezembro de 2020, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, unanimemente, 4 de Fevereiro como o Dia Internacional da Fraternidade Humana.

Essa resolução convida os Estados-membros da Organização das Nações Unidas a celebrar este Dia para «promover o diálogo inter-religioso e intercultural», na sequência da iniciativa inspirada na declaração católica-islâmica para a paz mundial e a convivência comum, assinada em 4 de Fevereiro de 2019, considerada um importante marco histórico para a Humanidade.

Nesse encontro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Papa Francisco e o grande imã de Al-Aazhar, Ahmad Al-Tayyeb, esperavam que esta posição conjunta unisse em seu redor intelectuais, filósofos, figuras religiosas, artistas, profissionais dos «media» e homens e mulheres de cultura, para redescobrir os valores da paz, da justiça, da bondade, da beleza, da fraternidade humana e da coexistência.

Sublinhe-se ainda que a Declaração de Abu Dhabi inclui a preocupação com os locais de culto e contra o uso da religião para justificar o terrorismo.

A conversa com o padre Peter Stilwell e Khalid Jamal (dirigente da Comunidade Islâmica de Lisboa), moderada pelo jornalista Paulo Rocha, recentra-nos na valorização da fraternidade humana e ajuda-nos a contrariar as forças que silenciam a violência, o terrorismo e a intolerância.

Deixe um comentário